Wiki :: Detalhe

« Voltar
Seção » Wiki » Musculação, Fisiologia do exercício

Unidade motora

23/03/2012 12:40:48Por

A unidade motora é o conjunto de fibras musculares ativadas por um único neurônio motor alfa. Estes neurônios são grandes e se originam a partir do tronco cerebral ou da medula espinhal. O número de fibras musculares ativadas por cada unidade motora varia entre os músculos. Musculaturas pequenas e com grande precisão de movimento apresentam poucas fibras musculares por unidade motora, como por exemplo, aproximadamente 3 fibras inervadas por cada unidade motora em músculos dos olhos (1). Por outro lado, músculos maiores e que apresentam funções mais grosseiras, como o caso do quadríceps, contam com muitas fibras musculares por cada unidade motora.

As fibras musculares ativadas por único neurônio não estão agrupadas juntas de forma seguida, mas interdigitam-se ao longo do grupo muscular. A ativação da unidade motora segue a "Lei do Tudo-ou-nada". Portanto, quando a unidade motora é ativada pelo neurônio, todas as fibras musculares que são interligadas por essa célula nervosa são ativadas totalmente.

Figura 1. Ilustração esquemática da unidade motora e componentes relacionados.

 

Referência:
Neuroscience. 2nd edition. Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, et al., editors. Sunderland (MA): Sinauer Associates; 2001. Acessado via NCBI Bookshelf, em 23/03/2013. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK10874/

Referência geral:
Berne & Levy, Physiology. 6th Edition. Eds., Koeppen BM, Stanton, BA. Elservier, 2008.

Conecte-se ao Evidência Saúde

Recomende nosso site no Google

TAGS & CATEGORIAS

NEWSLETTER