Treinamento Aeróbio de Intensidade Moderada Emagrece SIM!

Treinamento Aeróbio de Intensidade Moderada Emagrece SIM!

Todos buscamos que o treinamento físico seja eficaz para o emagrecimento. É importante entendermos que a redução de gordura e de peso corporal é um processo complexo, pois há diversas influências (inputs) que contribuem para o resultado final de emagrecer ou não emagrecer. E, obviamente, não existem intervenções que sejam eficazes em 100% dos casos.

O artigo de Robert Ross e colaboradores (Annals of Internal Medicine, 2000) é uma evidência importante que demonstra a importância do déficit calórico para o emagrecimento. Antes de discutirmos os efeitos, vamos lembrar o post do (fraco) estudo de Tremblay, e fazermos aqui um rápido checklist do excelente estudo de Robert Ross.

(1) Indivíduos com sobrepeso e/ou obesidade ? >> Sim.

(2) Amostra grande? >> Não, porém, confiável devido aos métodos e à randomização.

(3) Ensaio clínico randomizado (ECR)? >> Sim.

(4) Avaliações por métodos de referência? >> SIM! RESSONÂNCIA MAGNÉTICA para composição corporal, e ÁGUA DUPLAMENTE MARCADA para gasto calórico.

(5) Desfechos avaliados? Peso corporal, gordura subcutânea, gordura visceral, massa muscular, gasto calórico.

Explicando este ECR, os participantes do estudo foram distribuídos de forma aleatória em quatro grupos: (Grupo 1) controle sem intervenção; (Grupo 2) dieta restritiva de 700 kcal por dia; (Grupo 3) treinamento físico com gasto de 700 kcal por sessão, e SEM reposição EXTRA de calorias; e (Grupo 4) treinamento com gasto de 700 kcal por sessão, mas COM REPOSIÇÃO DO GASTO CALÓRICO GERADO PELO EXERCÍCIO.

Entender os grupos 3 e 4 é importante. Salientamos que estes grupos de treinamento NÃO tiveram qualquer restrição alimentar. Ao contrário, o grupo 4 TEVE REPOSIÇÃO ALIMENTAR de 700 kcal para compensar o que havia sido gasto nas sessões de exercício.

Enfim nos resultados!
O que um treinamento aeróbio diário, realizado em esteira, em intensidade moderada, com gasto por sessão calculado para 700 kcal pode promover em 3 MESES?

Redução total de peso: 7,5 kg
Redução de gordura TOTAL: 6,1 kg
Redução de gordura subcutânea: 4,2 kg
Redução da circunferência da cintura: 7 cm

O grupo dieta teve resultados similares, com redução de 7,4 kg no peso total, sendo 3.4 kg de redução de gordura e com redução significativa de massa muscular.

> Importância do Déficit Calórico <

Ambos os grupos que tiveram déficit calórico de 700 kcal por dia tiveram perda de peso. Mas lembrem, havia o Grupo 4, que repôs as calorias gastas nas sessões de treinamento. Como esperado, este grupo NÃO ALTEROU EM NADA O PESO CORPORAL.

Há outros resultados interessantes no estudo de Ross, portanto comentaremos este trabalho em posts futuros.

Por fim, as mensagens importantes:

(1) O estudo de Ross serve como evidência de altíssima qualidade. É um estudo randomizado, controlado, com delineamento inovador e robusto. Os resultados são extremamente confiáveis, pois as avaliações foram realizadas com métodos padrão-ouro.

(2) Quando não há compensação alimentar, treinamento aeróbio de intensidade moderada promove:
Redução de peso corporal;
Redução de gordura subcutânea e gordura visceral;
Redução de circunferência da cintura.

(3) Cabe repetir: este estudo NÃO teve QUALQUER restrição calórica. O grupo 3 realizou treinamento e manteve a alimentação usual… EMAGRECEU. O grupo 4 fez treinamento e COMEU A MAIS 700 kcal por dia… NÃO EMAGRECEU.

Bom final de semana a todos!

Daniel Umpierre
Lucas Helal

Quer o artigo? Email para: equipe@evidenciasaude.com.br

Professor, pesquisador, e pai. Sócio-fundador do Evidência Saúde. Interessado em exercício em grupos especiais, metodologia científica, e disseminação científica.

1 comentário

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  • Parabéns professores! Nos dias atuais difícil ver análises não tendenciosas. Na minha humilde opinião ciência é isso, idéias e crenças baseadas na fisiologia mas sempre com muito cuidado e cercada de “depende”.

    Otávio Vanni Resposta

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