Sinopse #AOS | Nutrição, metabolismo e inflamação no diabetes

Sinopse #AOS | Nutrição, metabolismo e inflamação no diabetes

O Diabetes Mellitus (DM) é definido como um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia, em decorrência de defeitos na ação e/ou secreção de insulina. O DM tipo 2 (DM2) é a forma mais comum de manifestação da doença, sendo responsável por cerca de 90-95% dos casos. A obesidade, hábitos alimentares inadequados e inatividade física são fatores que predispõe o DM2, pois contribuem para um círculo vicioso de aumento do estresse oxidativo, inflamação crônica e diminuição da sensibilidade à insulina.

Devido ao precário controle metabólico, em longo prazo, pacientes com DM2 podem desenvolver, além de alterações no metabolismo energético, lesões e disfunções nos tecidos muscular e neural, e nas células beta pancreáticas. Nesse contexto, aminoácidos como a leucina e glutamina, demonstram ser extremamente importantes para a manutenção da massa muscular e normalização da função mitocondrial.

Somando-se a isso, um achado recente, publicado pelo grupo do Prof. Vinicius Cruzat, da Austrália, deu luz a novos efeitos da suplementação de glutamina. Pela primeira vez, os autores conseguiram demonstrar que, num modelo de célula beta pancreática humana, a suplementação de alanil-glutamina foi capaz de aumentar a secreção de insulina, mesmo quando essas células foram submetidas a um ambiente altamente inflamatório (condição semelhante ao que ocorre no DM2). É importante ressaltar que essa é ainda uma evidência em fase experimental, porém, esse resultado cria perspectivas para a realização de novos estudos (in vivo), para que no futuro, a suplementação de glutamina possa de fato se comprovar efetiva em pacientes com DM2.

Para saber mais sobre esses aspectos relacionados ao diabetes assista (clique aqui) com exclusividade à aula que o Prof. Vinicius Cruzat ministrou, diretamente da Austrália para nossa #AOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *