Key Advances in Medicine – Nature Reviews

No início de 2012, nosso colega Levy Aragão fez um artigo muito interessante destacando os avanços da medicina do ano de 2011, sumarizando uma publicação da Nature Reviews. Vamos manter o acompanhamento dessa grande publicação e comentarei os destaques da nova edição:Key Advances in Medicine 2012.

Destaco um artigo publicado na Cell sobre Gordura Bege, que pode fazer termogênese quando estimulada e assim ser um novo alvo no tratamento do sobrepeso.  Ficamos muito felizes em saber que esse conteúdo já estava no site do ES, no artigo do Rafael Czepielewski que nos apresentou de forma muito didática a Gordura Bege. Chamo atenção para o que tem ocorrido no site do Evidência Saúde. Temos antecipado vários destaques na ciência. Isso não ocorreu somente com esse texto do meu xará Rafael, mas também com um artigo sobre corrida de pés descalços (que antecipamos uma matéria do New York Times), e pesquisa de um garoto de 15 anos sobre testes para câncer (onde antecipamos as revistas Time e Forbes). Mais um sintoma da força do ES e de seus colaboradores.

Os números são de: 1 livro eletrônico, que abarca 8 especialidades médicas, com 45 textos, mais de 90 páginas que citam dezenas de referências publicadas em 2012. Os editores das revistas Nature Reviews Cardiology, Oncology, Endocrinology, Neurology, Gastroenterology and Hepatology, Nephrology,  Reumatology e Urology convidaram especialistas em suas áreas para um breve texto a respeito dos grandes destaques de 2012. É uma publicação de fôlego, de atualização ou mesmo curiosidade sobre o que realmente contou boa parte da história das mudanças apresentadas na saúde no ano que passou.

Os temas abordados em cada especialidades foram:
Nature Reviews Cardiology: síndrome coronarianas aguda, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, cardiologia intervencionista, lípidos.
Nature Reviews Clinical Oncology: tumor cerebral, câncer colorretal, câncer de mama, câncer gástrico, leucemia. Nature
Reviews Endocrinology: diabetes tipo 2, metabolismo do tecido adiposo, tumores neuroendócrinos, metabolismo ósseo, tireóide, endocrinologia cardiovascular.
Nature Reviews Neurology: doenças dos neurônios motores, demência, epilepsia, derrame, disfunção motora, esclerose múltipla.
Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology: doença inflamatória intestinal, diagnóstico do câncer colorretal, fibrose no fígado, microbiota intestinal, transplante do fígado, hepatite C.
Nature Reviews Nephrology: doença glomerular, doença cardiovascular na insuficiência renal crônica, vasculite renal, insuficiência renal aguda, diálise.
Nature Reviews Rheumatology: pesquisa óssea, oesteoartrite, artrite reumatóidea, medicina regenerativa, microRNA.
Nature Reviews Urology:  câncer na bexiga, câncer de próstata, câncer renal, hiperplasia prostática beninga, infecção, cálculos.

Acesse o volume do Key Advances in Medicine 2012 e escolha os suas leituras.
Bons estudos!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.