Segunda Científica: O valor das atividades físicas do cotidiano

Segunda Científica: O valor das atividades físicas do cotidiano

Na “Segunda Científica” iremos postar e comentar brevemente algum estudo interessante sobre a temática Atividade Física e Saúde. Hoje, faremos o segundo post.

Antes de morrer aos 99 anos, o epidemiologista Jeremiah “Jerry” Morrys (ver Blair et al. Ann Epidemiol. 2010;20(9):651-60) alertou que “Nós do ocidente somos a primeira geração na história da humanidade que deliberadamente tem que se exercitar para ser saudável”. Na prática, ao fazermos exercício também estamos tentando compensar (ou copensando; isso ainda é nebuloso) o nosso baixo nível diário de atividade física. Desde o início da era digital, isso está cada vez mais claro: estamos nos movimentando pouco!

No estudo comentado de hoje, publicado no JAMA, Olsen et al. (2008) responderam uma pergunta bem interessante nessa linha: o que acontece metabolicamente ao se reduzir o número de passos diários de homens jovens saudáveis? Os voluntários adotaram comportamento sedentário (~1.500 passos/dia) por duas ou três semanas. Principais resultados: os indivíduos pioraram a sensibilidade à insulina (aumentaram insulina e peptídeo C), triglicerídeos pós-prandial e composição corporal (aumentaram gordura intra-abdominal e diminuíram massa magra), medida por ressonância magnética e DXA. Os autores sugerem que as calorias usadas para manter a massa muscular com um comportamento mais ativo (mais passos/dia) podem ter ido parcialmente para o tecido adiposo visceral ao adotar comportamento sedentário (menos passos/dia). Em longo prazo, isso traria diversos prejuízos à saúde. Talvez a maior mensagem prática desse estudo é que precisamos valorizar mais as atividades físicas com baixa intensidade realizadas ao longo do dia, como simplesmente andar.

Link do artigo: http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=181635

Gostou? Compartilha/Reposta. (Eduardo Caldas Costa)

Saiba Mais >> Através da “Segunda Científica”, o Prof. Eduardo busca estimular a leitura sobre assuntos importantes relacionados à área da educação física e saúde. Siga no Instagram (@e.caldas) e acompanhe de perto!

Professor/Pesquisador - DEF, UFRN Grupo de Pesquisa sobre Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício (GPEACE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *