Fórum :: Detalhe

« Voltar
Seção » Fórum » Fisiologia do exercício, Musculação

Arginina e hipertrofia muscular

18/06/2011Postado por danico 4 Comentários

» danico

Olá pessoal,

Discute-se muito sobre "NOx" suplementos à base de L-Arginina, para aumento óxido nítrico (NO) e através de maior aporte sanguíneo (ou melhora de "vascularizção"), estímulo aumentando para a hipertrofia.

Embora superficial, é um racional fisiológico. Vamos analisar um estudo com uso de L-Arginina, fluxo sangíneo, síntese de proteína e exercício de força.

O PDF do estudo pode ser baixado na seção de downloads. Estudem aí e depois discutimos.

Abraços e um ótimo final de semana

» Joca

 

Olá Daniel,

Sou sempre cético quando surge um suplemento novo e “revolucionário” como no caso desses com L-arginina. É apesar de atualmente está sendo amplamente comercializado pelo jeito até agora não mostraram suporte cientifico para tal uso.

Eu já li alguns artigos que usam L-arginina para aumentar a biodisponibilidade do NO em situações patológicas onde ocorre disfunção endotelial (HAS e Diabetes), mas a meu ver essa suplementação em situações fisiológicas não tem o menor cabimento. Sobre o estudo especificamente eu gostaria muito de ver um experimento semelhante utilizando um doador de óxido nítrico (Nitroprussiato de Sódio - SNP) e ver se esses parâmetros estudados apresentariam alguma alteração, já que seria a liberação de óxido nítrico diretamente. Ver se pelo menos essa ideia de maior NO e vasodilatação muda alguma coisa mesmo na expressão de proteínas.

Comentar

» danico

Fala Joca, concordo com vc.

Em relação a L-arginina para hipertrofia, eu tb sou bem cético.
1) l-arginina não parece ter efeitos consistentes pra aumentar função vascular em saudáveis

2) ainda que tivesse, o racional só funcionaria se a síntese protéica fosse limitada por aporte de nutrientes. Mas pensando de forma integrativa, considerando taxa de síntese protéica, sinalização, etc... acho simplório pensar que somente aumentando fluxo, aumentariamos tbm síntese protéica. Se fosse assim, poderia-se usar calor local, não é mesmo? Tb causa vasodilatação :)

Usar SNP seria interessante mesmo, mas acredito que seria algo mais experimental. Do ponto de vista prático, alguns poderiam tontear tomando isso.

Abração e vamos falando

Comentar

» levy2205

Boa tarde caros!

 

 

Acabo de abrir meu e-mail e mais um artigo sobre o assunto estava na minha caixa:

 

http://journals.lww.com/nsca-jscr/Abstract/2011/07000/Acute_Arginine_Supplementation_Fails_to_Improve.3.aspx

 

Confirmando que a arginina masi uma vez não correspondeu com o que as vezes lhe é atribuido.

 

Abs

Comentar

» danico

Boa tarde Levy!

Vc tá atualizado hein...

Parece ser um trabalho mais simples, focando diretamente em desempenho. E como vc colocou, nothing changes.

Como mostra um trabalho do Hambrecht e cia. (http://content.onlinejacc.org/cgi/content/abstract/35/3/706), L-arginina parece funcionar mesmo só em quem tem disfunção vascular, em um cenário de uso continuado, e afetando o que está mais ligado à ela, que é função endotelial.

Agora, extrapolar isso pra hipertrofia, sempre achei forçar um pouco a barra.

Abraço e se receber algo legal aí, compartilha com a gente

Comentar

Deixe um Comentário

Outros tópicos do fórum

TAGS & CATEGORIAS

NEWSLETTER