Segunda Científica: Prescrição de exercício para hipertensos

Segunda Científica: Prescrição de exercício para hipertensos

A prevalência de hipertensão arterial sistêmica é de 25% na população adulta brasileira (VIGITEL, 2014). O exercício físico é terapêutica mandatória para hipertensos. Portanto, os profissionais de Educação Física precisam ofertar o melhor serviço possível. No artigo de hoje, Pescatello et al. (2015) apresentam uma atualização sobre prescrição de exercício para hipertensos, considerando as diretrizes atuais e as pesquisas emergentes. Abaixo, segue um resumo dessas recomendações. Entretanto, sugerimos fortemente a leitura completa da revisão para melhor entendimento dessa atualização.

– Frequência: aeróbio na maioria, preferencialmente todos os dias da semana e resistido dinâmico 2-3 vezes por semana.

– Intensidade: aeróbio moderado (40-60% da FC de reserva; 11-13 na escala de Borg 6-20) e resistido entre 60-80% de 1RM. Devido a relação dose-resposta entre intensidade do exercício e redução da pressão arterial, exercícios vigorosos podem ser recomendados no futuro, a depender de estudos que esclareçam seu risco-benefício.

– Duração: 30 a 60 minutos de aeróbio, contínuo ou acumulado (pelo menos 10 minutos seguidos). Resistido: 2-3 séries, 10-12 repetições, 8-10 exercícios para os principais grupos musculares.

– Tipo: aeróbio e resistido dinâmico na rotina semanal. Entretanto, mais estudos são necessários sobre os benefícios isolados do exercício resistido dinâmico e concorrente.

Mensagens centrais: i) exercícios vigorosos parecem promissores para redução da pressão arterial, porém seu custo-benefício precisa ser estabelecido em hipertensos; ii) há necessidade de estudos sobre combinações entre exercícios aeróbios e resistidos (frequência, intensidade e duração) que possam potencializar a redução da pressão arterial em hipertensos.

Clique aqui para acessar o artigo completo.

Gostou? Compartilha!

Prof. Dr. Eduardo Caldas Costa

Saiba Mais >> Através da “Segunda Científica”, o Prof. Eduardo busca estimular a leitura sobre assuntos importantes relacionados à área da educação física e saúde. Siga no Instagram (@e.caldas) e acompanhe de perto!

Professor/Pesquisador - DEF, UFRN Grupo de Pesquisa sobre Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício (GPEACE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *