Key Advances in Medicine da Nature Reviews

Key Advances in Medicine da Nature Reviews

A Nature Reviews lançou o Key Advances in Medicine 2011 (Avanços Importantes em Medicina do ano passado), e escolheu como ilustração de capa o busto de Hipócrates no estilo de Janus, o deus romano que tem duas faces, uma com o olhar voltado para trás e a outra para frente, em uma alusão ao passado e futuro.
Os números são de: 1 livro eletrônico; que abarca 8 especialidades médicas; com 43 textos que citam 200 referências publicados no ano de 2011. Os editores das revistas Nature Reviews Cardiology, Oncology, Endocrinology, Neurology, Gastroenterology and Hepatology, Reumatology, Nephrology e Urologyconvidaram especialistas em suas áreas para um breve texto onde esses pesquisadores destacaram o que aconteceu de grande destaque e/ou avanço no ano de 2011.

Essa publicação traz uma abordagem recente sobre questões importantes da área da saúde e que tem impacto direto na rotina dos profissionais, facilitando uma prática baseada em evidências. No entanto, o texto também é bastante acessível para diferentes profissionais da saúde e possibilita uma atualização sobre novos procedimentos, mecanismos e opiniões sobre temas de saúde.

São quase 90 páginas com a difícil missão de encontrar os grandes assuntos da saúde em 2011. Mas ao que parece a publicação acertou em seu objetivo, quando nos apresenta um olhar no passado (muito recente), para vislumbrar o futuro (muito próximo).

Os temas abordados em cada especialidades foram:

Nature Reviews Cardiology: síndrome coronarianas aguda, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, hipertensão, valvopatias.

Nature Reviews Clinical Oncology: câncer de ovário, câncer de próstata, câncerhematológico, melanoma, câncer ósseo.

Nature Reviews Endocrinology: doenças da tireóidedurante a gravidez, aldosteronismo primário, síndrome dos ovários policísticos, epigenética e metabolismo, osteoporose, diabetes mellitus tipo 1.

Nature Reviews Neurology: acidente vascular encefálico, distúrbios do movimento, esclerose múltipla, demência, epilepsia.

Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology: hepatite C, carcinoma hepatocelular, doença inflamatória do intestino, microbiota intestinal, neuro-gastroenterologia.

Nature Reviews Rheumatology: artrite reumatóide, artrite idiopática juvenil, lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrite, esclerose sistêmica, vasculite.

Nature Reviews Nephrology: doença glomerular, doença renal policística, disfunção renal aguda, doença renal crônica não dialítica, diálise, transplante.

Nature Reviews Urology: câncer de próstata, câncer de bexiga, disfunção sexual, fator de infertilidade masculina, câncer renal.

Para acessar a revisão da Nature Reviews, clique aqui.

Boa Leitura!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.