Destaques do Congresso do DERC 2013

Destaques do Congresso do DERC 2013

Estivemos no congresso do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardíaca, o qual possui aproximadamente 12 mil sócios, assim sendo o maior departamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Nas linhas abaixo, pretendemos dar uma visão geral deste evento, que embora atraia muitos educadores físicos e fisioterapeutas, é essencialmente um congresso médico. O evento ocorreu em Porto Alegre (RS) e contou com aproximadamente 600 pessoas, com uma feira de aproximadamente 10 expositores.

Sem dúvida, o ponto alto do evento foi a solenidade de abertura. Para esta sessão, as conferências de abertura, dos Drs. Sanjay Sharma (Inglaterra) e Pedro Hallal (Brasil), já seriam suficientes para garantir o sucesso. Porém, antes mesmo destas apresentações, um debate viril e muito intenso foi protagonizado pelo presidente da SBC, Dr. Jadelson Pinheiro de Andrade, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti. O tema da divergência foi o programa Mais Médicos, fortemente criticado pelo Dr. Jadelson devido à importação de médicos sem a necessidade dos testes técnicos necessários, e rebatido pelo Prefeito Fortunatti, o qual defendeu que o programa é uma demanda da frente nacional de prefeitos e não um projeto primário do governo federal. Acima das opiniões divergentes e ânimos exaltados de alguns médicos espectadores, foi um debate democrático e construtivo.

Em relação às sessões científicas e apresentações de temas livres, ficamos satisfeitos com a qualidade do evento. Dentre os temas centrais, classicamente as avaliações e estratificação de risco de morte súbita em atletas possuem espaço importante no evento. Porém, nos chamou a atenção a constante presença de discussões sobre treinamento intervalado de alta intensidade. É bastante positivo que esta estratégia esteja sendo discutida por sociedades médicas no Brasil. Dentre os diversos tipos de sessões, gostamos muito da sessão de publicações relevantes do DERC, onde membros apresentaram seus trabalhos, com discussão posterior que aliou muito bem ciência e prática. Um dos estudos apresentados foi veiculado em nosso site em Janeiro de 2013. Um colóquio sobre temas práticos da reabilitação cardíaca foi coordenado com maestria pelo Dr. Cláudio Gil Soares de Araújo e também proporcionou um momento construtivo para comparação de práticas e opiniões.

Para concluir, julgamos que o DERC atendeu as expectativas dos estudantes e profissionais que buscaram atualização científica e inspiração acadêmica neste evento.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.