A relação entre o uso dos suplementos alimentares e o abuso de esteróides anabólicos

Já está bem estabelecido que os esteroides anabólicos não são uso exclusivo de atletas competidores e tornaram-se uma droga de abuso por praticantes de musculação com fins estéticos, notadamente dos que desejam aumento de massa muscular. Recentemente nosso grupo de pesquisa definiu uma relação entre o consumo de suplementos alimentares e o abuso dos esteroides anabólicos, artigo publicado na revista Brazilian Journal of Sports and Exercise Research. Nosso estudo, resumidamente, demonstra que os usuários de suplementos alimentares têm cerca de 6 vezes mais chances de vir a abusar de esteroides anabólicos e demais agentes hormonais que não usuários de suplementos alimentares.

Existem na literatura científica sobre o uso de esteroides anabólicos sem prescrição médica as motivações para o uso dessas substâncias. Normalmente os motivos relatados para o uso são: aumento de performance, aumento de massa muscular/hipertrofia, aumento de força muscular e melhora da aparência física corporal de alguma forma,  e esses mesmos motivos são promessas encontradas em qualquer rótulo e propaganda de suplementos alimentares.

A relação entre o abuso de esteroides anabólicos e o abuso de drogas psicotrópicas já é conhecida na literatura médica. Quem faz uso destas drogas tem mais chances de vir a abusar de esteroides anabólicos do que os não usuários de drogas, e isto nosso trabalho também demonstrou, porém em menor correlação que com o uso de suplementos alimentares. Existe uma possível explicação para tal relação: o comportamento que os usuários de esteroides tem de utilizar diversos medicamentos, padrão conhecido como Polifarmácia (comportamento muito estudado em idosos, mas atualmente tem sido relacionado com usuários de esteroides anabólicos). Os usuários de esteroides anabólicos abusam de diversas substâncias, medicamentos e drogas ilícitas, e dentro disto, os suplementos entrariam como apenas mais uma substância utilizada.

Parece haver um desenvolvimento progressivo para o uso de esteroides. O indivíduo entra em algum esporte que altera a composição corporal (aumento de massa magra e diminuição de gordura corporal), como a musculação, após inicia alterações dietéticas para elevar seus resultados sobre a composição corporal, inicia o uso de suplementos alimentares, e em seguida pode vir a abusar de agentes hormonais, como os esteroides anabólicos.

Nossos dados e a literatura desenham uma conclusão e uma relação bastante clara, ou o usuário de esteroides anabólicos apenas utiliza suplementos alimentares concomitantemente, ou de alguma forma, os suplementos alimentares levam seus usuários a vir a utilizar alguma esteroide anabólico no futuro. O que podemos afirmar é que usar suplementos alimentares é um fator de risco para usar esteroides anabólicos no futuro. Porém este não deve ser um fator usado isoladamente, outros fatores devem estar envolvidos concomitantemente (como consumo de drogas psicotrópicas, comportamentos de riscos, transtornos de imagem, e etc).

Para entender melhor essa relação e verificar as evidências e dados, leia o artigo publicado na revista BJSER pelo nosso grupo de pesquisa (1). 

Para acessar o artigo completo, clique aqui!

Referência:

(1) da Silva, PRP, Figueiredo, VC, Oliveira, E, da Costa, LP, Czpielewski, MA. Odds ratio for use of anabolic steroids and other substances in fitness training gyms. Brazilian Journal of Sports and Exercise Research, 2010, 1(2):122-6.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.